terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Sistemas de Informação Geográfica - SIG

baseado em O Mapa Fantasma, de Steven Johnson:
Em 1849 o policial recém casado Thomas Lewis e sua esposa Sarah mudaram-se para o bairro de Golden Square, na periferia de Londres. Eles passaram a morar num imóvel amplo, concebido para abrigar uma família rica e seus serviçais, mas que agora era uma espécie de cortiço, onde moravam cerca de 11 famílias. Em 1854 Thomas e Sarah tiveram uma filha. Na manhã de 28 de agosto de 1854, o bebê Lewis foi acometido por vômitos e diarreia intensa com um odor intenso e putrefato e ao identificar estes sintomas sua mãe buscou a ajuda do doutor William Rogers. Num dos poucos momentos em que a criança adormeceu, Sarah desceu ao porão e embebeu as fraldas sujas de seu bebê em água morna e despejou seu conteúdo em uma fossa que havia na frente de sua casa. Em apenas 48 horas este bebê foi a óbito. Daí por diante, os relatos não paravam de pessoas que apresentaram os mesmos sintomas e que também morreram em decorrência dessa doença, o cólera, que originou-se na Ásia e foi registrada na Europa pela primeira vez em 1831. Em pouco menos de uma semana, 500 pessoas morreram e em algumas ruas, uma em cada oito pereceu.
O Dr. John Snow, recém-formado, abriu um consultório médico no bairro de Soho, próximo ao Golden Square. Snow, que tinha como especialidade a medicina investigativa e a anestesia, começou a observar os hábitos dos moradores do bairro. A teoria vigente era a Teoria dos Miasmas, segundo a qual a doença seria transmitida pelo ar contaminado pelo odor de matéria orgânica em decomposição vindos de solos e lençóis freáticos contaminados. Mas John Snow observou que os médicos que tratavam os pacientes com cólera não eram contaminados. Durante os dias de morte, desespero e dúvidas sobre o cólera, John Snow dedicou-se a entrevistar os moradores do bairro: classe social, atividade laboral, endereço, tipo de moradia, poço onde tinham o costume de beber água, mortes por cólera na residência.
Paralelamente, o padre Henry Whitehead também fazia pesquisas sobre o cólera, chegando ao "Paciente Zero": o bebê "Lewis", morador da rua Broad, número 40, em frente da qual havia um poço. O padre percebeu rachaduras na fossa que facilmente levaria sujeira e contaminaria a àgua do poço.
O poço da Broad Street era uma espécie de atração local. Sua água era tida como mais refrescante do que a dos poços da Rupert Street e da Little Marlborough e muitas pessoas preferiam beber a água daquele poço mesmo que precisassem andar um pouco mais. A água da Broad Street era usada para preparar o café da cafeteria local; muitas lojinhas na vizinhança vendiam uma bebida denominada “sherbet”, uma refrescante mistura de pó efervescente e água da Broad Street. Os pubs da Golden Square diluíam seus destilados com a mesma água.
John Snow apresentou para o Conselho Administrativo da Paróquia de St. James, responsável pela região de Golden Square, um mapa onde identificava a incidência do surto, por meio de diagramas, que sobreposto a um primeiro mapa relacionando as mortes e o local onde os indivíduos buscavam água convenceu o Conselho a interditar o poço. Pouco tempo depois, o surto de cólera acabou.
29 anos depois o cientista alemão Robert Koch identificou o 'Vibrio cholerae' e observou que estes germes se alojam no intestino delgado, secretando toxinas que causam perda maciça de fluidos.A transmissão de cólera é fecal-oral e se dá basicamente por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas. A infecção pela bactéria costuma acontecer após uma pessoa consumir água, frutos do mar, frutas e legumes crus e alguns grãos contaminados, como arroz e milho, por exemplo.

Localização dos poços:
Localização dos poços x Mortes por cólera
Densidade de Kernel do Estudo de John Snow
Definição

Um Sistema de Informações Geográficas consiste num conjunto de funcionalidades computacionais para obtenção, armazenamento e manipulação de informações representadas de forma vetorial ou matricial que têm um componente com característica espacial - a informação geográfica.
A Informação Geográfica de representação Matricial (Raster) caracteriza-se pela justaposição de formas geométricas que constituem uma matriz de pixels (ou células) com determinados valores. Denomina-se Resolução Espacial a capacidade de distinguir entre dois pixels adjacentes.
A Informação Geográfica de representação Vetorial contém dois componentes: o espacial e o semântico.

O componente espacial refere-se à geometria e à localização do objeto propriamente dita dentro de uma determinada referência do espaço terrestre.

O componente semântico refere-se ao que o objeto representa, ou seja, o seu significado dentro da estrutura de dados.

Exemplo: Do ponto de vista do componente espacial, a Geometria Ponto está na coordenada x,y do mapa considerando o sistema de projeção UTM Fuso 23 - SIRGAS 2000. O ponto é acompanhado de uma Anotação perpendicular à face da quadra.

Já sob o ponto de vista semântico o Ponto representa uma ligação de água e esgotos imóvel 1388, local métrico 77.

FINAL DO TORNEIO DE TÊNIS NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário